Realizando Vendas no Portal de Operações do Cartão BNDES

Fornecedor


Introdução

 

Este manual destina-se a orientar os fornecedores que irão registrar as vendas no Portal de Operações do Cartão BNDES, após ser finalizada a negociação, fora do Portal, de preços e condições de entrega com o comprador. Neste processo, o fornecedor será o responsável por todo o procedimento realizado no Portal de Operações.

 

Caso o cliente já tenha feito a compra do produto diretamente no Portal, o fornecedor, para finalizar a venda, deverá seguir os passos a partir do item 9.2 (Captura posterior da transação) deste manual.

 

1.    Identificação do Fornecedor no Portal de Operações do Cartão BNDES

 

O fornecedor deverá acessar o Portal de Operações do BNDES, na página do Cartão BNDES na Internet, digitando o endereço: www.cartaobndes.gov.br e preencher os campos da tela com seu CNPJ, login e senha e, em seguida, clicar no botão “OK”. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


                                            

 

 

2.    Para Registrar Vendas no Portal de Operações do Cartão BNDES

 

 

Clicar na opção “Faça sua Venda” no menu à esquerda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3.    Identificar o Comprador

 

Preencher na tela “Início da Venda” o campo correspondente ao CNPJ do comprador, selecionar o banco emissor do Cartão BNDES e, em seguida, clicar no botão “Avançar”.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


4.    Indicar os Produtos Negociados

 

Depois da busca, adicione os produtos negociados à cesta, clicando no link “Adicionar” na tela “Catálogo de Produtos”, e, em seguida, clique no botão “Ver Cesta” .

 

 

 

 

 



5.    Montar a Cesta de Compras

 

Neste momento, o vendedor deverá verificar se os produtos, preços negociados estão de acordo com a negociação feita com o comprador e até, se for o caso, verificar detalhes e características dos produtos negociados, bastando para isso clicar sobre o nome dos produtos negociados.

 

Havendo alguma atualização a fazer, o vendedor poderá, nesta tela, alterar o preço e/ou a quantidade negociada por produto, excluir o produto da cesta ou voltar ao catálogo de produtos para incluir um novo produto na cesta. 

 

Após digitar ou alterar o preço e quantidade do produto, deve-se clicar no botão “Recalcular” para atualizar a cesta.

 

Ao concluir a montagem da cesta, digitar o valor a ser pago com o cartão, selecionar o número de parcelas do financiamento e clicar em Avançar”.

 

 

 


 


6.    Conferir dados do pedido

 

Conferir os dados da venda na tela “Confirmação do Pedido”, sendo possível corrigir informações sobre o endereço de entrega. Porém, se for necessário realizar outras modificações, clicar sobre o botão “Voltar à Cesta”.

 

Caso as informações estejam corretas, clicar sobre o botão “Finalizar Pedido”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


7.    Informar os Dados do Cartão do Comprador

 

Informar o número, mês e ano de validade do Cartão BNDES do comprador e clicar sobre o botão “Pagar”.

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste momento, o Portal de Operações do Cartão BNDES acessará o sistema da Adquirente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



8.    Comprovante de Pagamento

 

Serão exibidos os dados da operação, que se aprovada, permanecerá com a situação do pedido “Autorizado” na tela “Comprovante de Pagamento”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


9.    Informar o número da nota fiscal para finalizar a venda

 

Para finalizar a venda será necessário informar o número da nota fiscal, clicando no botão “Capturar Agora”. Se a nota fiscal ainda não foi emitida, clique no botão “Capturar Depois” para finalizar a venda posteriormente.

 

 

9.1. Captura imediata da venda

 

Clicar em “Capturar Agora” na tela de “Comprovante de Pagamento”. Será exibida uma tela “Captura de Pedido”, onde se deve digitar o número da nota fiscal e confirmar a operação através do botão “Capturar Transação”.

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 



Neste momento, o Portal de Operações do Cartão BNDES acessará o sistema da Adquirente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Confirmada a captura, será exibida uma tela “Resposta da Captura”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Escolhendo a opção “Capturar Depois”, será exibido um alerta com a data limite para que o número nota fiscal seja informado no Portal de Operações do Cartão BNDES. Caso a captura da transação não seja realizada dentro desse prazo, o pedido será automaticamente cancelado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



9.2. Captura posterior da transação

O fornecedor deverá informar o número da nota fiscal, no Portal de Operações do Cartão BNDES, no prazo máximo de 15 dias após a autorização da venda pela Adquirente. Caso contrário, a venda será automaticamente cancelada.

Para realizar este procedimento, será necessário acessar a área restrita do Portal preenchendo os campos CNPJ, login e senha do fornecedor e clicar no botão “OK”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Depois de logado, para  localizar a transação, clique no menu à esquerda na opção “Pedidos”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Selecionar o número do pedido na situação “Autorizado”.

 

 

 

 



Ao clicar no número do pedido desejado, será exibida uma tela em que aparecerá o campo onde o número da nota fiscal deverá ser informado. Para concluir a operação, clicar em “Capturar Transação”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Neste momento, o Portal de Operações do Cartão BNDES acessará o sistema da Adquirente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Confirmada a captura, será exibida uma tela “Resposta da Captura”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Observações

 

§         Após 30 dias, contados a partir da data da captura da transação (nº da nota fiscal), a empresa Adquirente (Visanet ou a Redecard) depositará o valor correspondente à venda, já descontada a taxa de administração (até 3%), no domicílio bancário indicado.

 

§         Para informar mais de um número de nota fiscal no mesmo pedido, basta separar os números por traço ou vírgula.

 

§         É possível informar o mesmo número de nota fiscal em mais de um pedido, desde que os pedidos sejam referentes à mesma compra registrada na nota fiscal. O valor total da venda também deverá ser igual nos dois pedidos, diferenciando-se apenas o valor do campo “Valor a ser pago com o cartão”.

 

§         Para alterar o número da nota fiscal, acesse o Portal de Operações do Cartão BNDES e envie mensagem através do menu “FALE CONOSCO”, informando CNPJ da sua empresa, o número do pedido, o número da nota fiscal incorreto e o número e valor da nota fiscal que substituirá os dados anteriores. Esta alteração somente será realizada se o valor da nota fiscal for igual ao valor total do pedido.